Sábado passado eu fui em uma aula especial de yoga em um studio aqui perto de casa. A aula era para celebrar o verão com a proposta de comemorar esse novo ciclo com 108 Suryas Namaskar. Eu amo a sequência da Saudação ao Sol, ela tráz tantos beneficios e a sensação de bem estar é imediata. Eu sempre incluo pelo menos uma sequência nas minhas práticas, mas nunca havia feito 108 vezes.

Mas antes de contar como foi, vamos lá: Por que fazer 108 Suryas?
108 é um número cheio de significados, principalmente na cultura Hindu. Um japamala, colar usado para meditar, contém 108 contas. O diâmetro do Sol é 108 vezes o diâmetro da Terra e a distância média entre a Lua e a Terra é 108 vezes o diâmetro da Lua. Esses e muitos outros fatos fazem o número 108 ser tão importante.

A prática de 108 Suryas é geralmente feita no início de cada estação para celebrar o novo ciclo, mas também pode ser feita em outras ocasiões de comemoração com o propósito de saudar o Sol.

Apesar de manter a minha prática pessoal diariamente, completar 108 suryas não foi uma tarefa tão fácil assim. É uma prática que exige muito do corpo físico e também do nosso poder de concentração no sankalpa, que é a nossa intenção com aquela prática. Uma prática sem intenção, sem conexão com o nosso corpo e o momento presente, nada mais é do que simples exercício físico.

Ao final dos 108 Suryas, meu corpo estava feliz por relaxar em yoganidra. Apesar de toda a exigência física, meu corpo não estava cansado, mas sim livre de tensões e eu pude sentir a energia fluindo livremente. No dia seguinte eu comecei a sentir alguns pontos de dor nas pernas e nos braços. Apesar de já estar bem familiarizada com a sequência, fazê-la 108 vezes não é pouca coisa não! Mesmo assim a sensação de bem estar continuou comigo por muito tempo e a vontade é de fazer 108 saudações todos os dias!

Pra quem quer experimentar os benefícios da Saudação ao Sol, eu recomendo começar aos poucos. Como em toda a prática de yoga, você deve respeitar os limites do seu corpo e ouvir as mensagens que o seu corpo esta te enviando. Comece com um ciclo por dia e você já vai perceber a energia que a sequência vai trazer para você!

E você, qual é a sua experiência com a Saudação ao Sol? Conta pra mim, vamos conversar :)

assinatura3

 

 

A primeira vez que eu fiz 108 Saudações ao Sol

posts relacionados: