Bucket List

Bucket list: como criar uma em 4 passos

Você já ouviu falar em bucket list? Ela vem da expressão em inglês “kick the bucket”, que traduzindo significa “chutar o balde”. O significado não tem nada a ver com a nossa expressão em português (apesar de talvez você estar querendo chutar o balde para finalmente ir realizar alguns dos seus sonhos…). “Kick the bucket” é a mesma expressão que nós usamos para “bater as botas”, ou seja, morrer. A bucket list então é uma lista de todas as coisas que você deseja fazer antes de morrer.

Muita gente deixa pra pensar nessas coisas quando chegar a aposentadoria. “Quando eu me aposentar eu vou dar uma volta ao mundo”; “Quando eu me aposentar eu vou morar na praia”; “Quando eu me aposentar eu vou escrever um livro”; “Quando eu me aposentar eu vou ter tempo para fazer tudo o que sempre sonhei”… Mas será que você vai ter saúde e disposição para viver todos os seus sonhos? Será que você vai ter tempo hábil de completar tudo o que esta nessa longa lista?

O momento perfeito para começar a realizar seus sonhos nunca vai chegar. Sempre vai existir uma prestação de carro ou casa pra pagar, uma faculdade pra terminar, uma reforma na cozinha pra fazer, um cargo melhor na empresa pra alcançar, os filhos crescerem, ou qualquer outro motivo que você tenha. Você não tem como saber se em 5, 10, 20 anos terá as condições físicas, emocionais ou financeiras para conseguir viver o seu sonho. Não existe garantia.

A vida é pra ser vivida agora. Com planejamento e determinação, é sim possível fazer todas essas coisas que você deseja mesmo que você não seja rico e tenha apenas 30 dias de férias no ano. Vamos começar?

4 passos para criar uma bucket list:

01: De um nome para a sua lista e escolha o formato

Você pode chamar de sonhos, metas, objetivos… o nome na verdade não importa muito, mas é o primeiro passo para você começar e eu acho que quando damos um título, ele começa a ficar mais real! Aqui vão algumas ideias:
– Minha Bucket List
– Lista dos Sonhos
– Plano da Minha Vida dos Sonhos
– Lista da Vida
– Metas Incríveis
– Experiências Fantásticas Que Quero Ter
– Lista de Desejos
– E por aí vai… :)

Formato:
Lista Infinita: onde você apenas vai adicionando ítens eternamente (essa é a minha)
Lista de 101 em 1001: onde você faz uma lista de 101 coisas para serem feitas nos próximos 1001 dias (fiz essa por muito tempo!)
Mapa dos Sonhos: essa é uma opção mais visual, onde você escreve seu nome no meio de uma folha em branco e vai puxando setas para todas as coisas que você quer conquistar
Mandala dos Sonhos: Esse é um formato que eu criei onde você pode baixar gratuitamente e imprimir a mandala pronta e apenas ir adicionando seus sonhos dentro de cada pétala da mandala.

02: Decida onde você vai guardar a sua lista dos sonhos

Esse é um passo importante, mas que muita gente não da importância. Você pode achar que já tem tudo na sua cabeça, mas quando você cria a sua lista fisicamente você esta criando um comprometimento com seus sonhos. Você sabia que quando você escreve seus sonhos no papel, você aumenta as chances de eles se tornarem realidade em 42%?

Sua lista precisa estar num lugar de fácil acesso, onde você tenha contato diariamente. Eu sempre guardei minha bucket list aqui no meu blog mesmo, que é o jeito mais fácil que eu encontrei de organizá-la e ter acesso de qualquer lugar que eu esteja. Quando eu tenho novas ideias de sonhos, eu vou guardando em um bloco de notas especial pra isso no meu celular e depois faço o update aqui no blog.

Por algum tempo eu tentei escrever à mão em agendas, mas o problema é que quando a agenda terminava eu nunca mais olhava para a minha lista. Por isso eu achei a versão digital mais fácil pra mim, mas escolha o que funciona melhor pra você!

Existem também muitos aplicativos e sites que foram criados especificamente pra isso, como o Bucketlist.org , Bucketlist.net, BuckitDream App, iWish App, e o Bucketlistly (todos os em inglês).

03: Encontre ideias para a lista dos sonhos

Essa é a parte mais divertida! Encontre inspiração de coisas que você gostaria de fazer. Eu sugiro que você faça um bom mix de sonhos mais fáceis de ser atingidos, como por exemplo dançar na chuva ou aprender a fazer um bolo, até sonhos maiores como fazer um intercâmbio ou comprar uma casa. Assim você tem grandes metas para trabalhar a longo prazo e outras que podem ser realizadas hoje mesmo! Aqui vão algumas formas de ter mais ideias para a sua lista:

Crie categorias diferentes: além de ajudar a estimular sua imaginação, vai manter a sua lista mais organizada também. Alguns exemplos são: viagens, família, comidas, carreira, esportes, eventos, etc.

Responda a essas perguntas:
O que você faria se soubesse que não existe nenhuma chance de você falhar?
O que você faria se tivesse todo o tempo e dinheiro do mundo?
O que você faria se tivesse todo o conhecimento e habilidades que precisa?
O que você faria se tivesse toda a coragem e autoconfiança do mundo?
O que você faria se tivesse todo o apoio que precisa?
Se você tivesse um mês de vida, o que você faria?
De que maneiras você quer melhorar fisicamente, mentalmente e espiritualmente?
Que histórias de viagens você gostaria de compartilhar com seus netos?
Que tipos de comida você gostaria de experimentar?
O que você gostaria de comprar?
Se você tivesse 3 desejos para serem atendidos, quais seriam?
Existe alguma ONG que você gostaria de apoiar? Algum trabalho voluntário que gostaria de fazer?

Esteja aberto a receber inspirações de todos os lugares:
Uma conversa entre amigos, filmes, livros, blogs, pinterest… Quando você esta conectado com o “mindset bucket lister”, você começa a perceber que tudo ao seu redor pode virar mais uma ítem para a sua lista. Por exemplo, se algum amigo diz que esta aprendendo a tocar piano e você acha que isso seria algo legal para aprender também, você pode incluir esse sonho na sua lista. Se você vê um filme que se passa no Japão e tem vontade de ir pra lá, esse pode ser mais um ítem para acrescentar também. As ideias estão em todos os lugares, basta estar aberto para perceber!

E se você ainda assim estiver sem ideias, você pode dar uma olhada na minha lista, onde eu já tenho mais de 150 ítens :)

04: Comece a sua Bucket List!

Agora que você já tem um monte de ideias, é hora de por a mão na massa! Não deixe pra depois, não deixe pra fazer no seu dia de folga, não deixe pra fazer quando tiver tempo. Tire 10 minutos hoje nem que seja antes de dormir. No lugar que ficar rolando o feed das mídias sociais, comece a escrever os primeiros ítens da sua lista!

Nenhum sonho é tão pequeno que possa ser ignorado ou tão grande que não possa ser conquistado. Não deixe que o medo ou a insegurança te impeça de escrever os ítens mais desafiadores. Não escreva sonhos porque você quer atender as expectativas de outra pessoa. Inclua na sua lista aquelas coisas que tem um significado e que importam pra VOCÊ! Uma vez que você comece a escrever a sua lista você vai se surpreender em como alguns sonhos vão começar a se realizar rapidamente :)

Se você precisar de uma ajudinha para começar, você pode baixar aqui a mandala dos sonhos prontinha para ser preenchida!

Quais são os ítens que você já tem na sua lista? Conta pra mim nos comentários! Eu vou adorar saber o que você já tem na sua lista :)

Com amor,

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

posts relacionados:

Olá! Eu sou a Ka, uma criadora de conteúdo apaixonada por inspirar pessoas a acreditarem nos seus sonhos! Aqui você vai encontrar inspirações e conteúdo sobre as 4 fases essenciais de um sonho:
SONHAR, PLANEJAR, REALIZAR E COMPARTILHAR.

Pegue uma xícara de chá e
sinta-se em casa :)

RECEBA MEU EBOOK GRATUITAMENTE

Ele contém meus 3 exercícios preferidos pra te ajudar a criar a vida dos seus sonhos! São eles, a Roda da Vida, o Ikigai e a Mandala dos Sonhos!

E você ainda vai fazer parte da minha lista VIP para receber dicas de livros, apps, vídeos e conteúdo exclusivo! Não se preocupe, a newsletter é mensal e eu prometo mandar só coisas legais :)