Glow Worms na Austrália: você precisa colocar isso na sua lista!

Ver os glow worms na Austrália é algo que você precisa colocar na sua bucket list! Eles se tratam de pequenas larvas que brilham no escuro transformando cavernas em verdadeiros céus estrelados! Além da Austrália eles também são encontrados na Nova Zelândia, o que torna isso um ítem essencial pra ser colocado na Bucket List de quem vem viajar para os lados de cá do mundo!

Qual é a melhor época para ver os Glow Worms?

Como a colônia de glow worms não vive em sincronia, isso significa que o ciclo de vida deles não é o mesmo entre todos do grupo. Por isso, eles podem ser vistos durante todo o ano! Porém, eles gostam de bastante umidade e por isso você vai encontrar eles mais brilhantes em períodos após chuva. Os meses entre Dezembro e Março são os mais chuvosos.

Qual é o melhor horário para ver os Glow Worms?

Como eles se iluminam no escuro, o único horário que você vai poder vê-los é no fim da tarde, começo da noite. Porém existem algumas exceções que você vai encontrar na lista de lugares no fim desse post.

O que você precisa saber antes de visitar os Glow Worms:

Eles são criaturas sensíveis e nós precisamos fazer a nossa parte para causar o menor impacto possível quando formos visitá-los. Anota aí algumas coisas importantes:

  • Não faça barulho e nem falo alto: eles são muito sensíveis
  • Quando estiver no lugar não use qualquer forma de luz, como lanternas ou a tela do celular
  • Não fume
  • Não faça fotos com flash. Se quiser fotografá-los, use longa exposição pra conseguir captar a luz deles
  • Não toque neles
  • Não use repelentes de inseto na pele. Lembre-se, eles são insetos e o cheiro do repelente não é bom para eles

Onde encontrar Glow Worms na Austrália:

  • Natural Bridge, Springbrooke National Park, QLD (foto da capa)
    É aqui que existe a maior colônia de Glow Worms da Austrália! Na minha opinião, também é o lugar mais bonito para vê-los no fim da tarde pois a luminosidade que entra pela cachoeira é um espetáculo por si só! Porém, uma dica: Lembra quando eu falei que os glow worms brilham mais após chuva? Em dias de chuva MUITO intensa essa parte do parque é fechada pois ela fica toda alagada (lembre-se, é uma caverna!).
  • Glowworm Tunnel, Lithgow, Blue Mountains, NSW
    Localizado a cerca de 40 km de Lithgow, esta o Glowworm Tunnel. Esse lugar foi originalmente construído como parte da ferrovia de Newnes Kerosene e Shale Works, mas foi desmontado na década de 1940. Por ser um lugar bastante úmido os glow worms construíram uma comunidade lá. O túnel tem cerca de 400km de comprimento e por isso você pode vê-los durante o dia, se afastar-se bastante da entrada do túnel.
  • Glow Worm Glen, Bundanoon, Morton National Park, NSW
    A mais ou menos 2 horas a sudeste de Sydney, Southern Highlands é o lar de uma colônia de glow worms. O vale pode ser acessado por uma trilha íngreme, que leva cerca de 30 minutos só de ida.
  • Melba Gully, Great Otway National Park, VIC
    Conhecida como a “Jóia dos Otways”, Melba Gully fica a mais ou menos 2h30 a sudoeste de Melbourne. Esse é um dos lugares mais úmidos em Victoria e abriga uma densa floresta tropical, proporcionando as condições perfeitas para os glow worms.
  • Tamborine Mountain, Gold Coast, QLD
    Também em Gold Coast, existe o Glow Worm Cave. Essa foi uma caverna artificial construída para introduzir uma colônia de glow worms. No momento eles possuem equipamentos para simular as condições ideais de temperatura e umidade, assim como um programa de reprodução de presas para que os glow worms tenham comida suficiente. Porém, a ideia é que futuramente a colônia se torne autosuficiente. O local esta aberto todos os dias das 10am às 4pm e o valor do ticket é de AUD$15.00. A vantagem em visitar esse lugar é que através do tour guiado você vai aprender tudo sobre esses bichinhos, além de ter um contato bem mais próximo deles e de uma forma sustentável. Ps. esse lugar fez parte da nossa primeira aventura assim que chegamos aqui na Austrália em 2015!

E aí, curtiu essa dica? Se você tá na Austrália ou tem planos de vir pra cá, não deixa de colocar essa experiência na sua lista! Não é sempre que temos a oportunidade de ver esses espetáculos da natureza :)

posts relacionados: