Vacina contra a febre amarela

Para viajar para fora do Brasil, muitos países pedem a vacinação contra febre amarela, e o Peru e a Bolívia estão entre eles. (Aqui esta a lista com os países que pedem a vacina). Não tem como escapar: sem tomar a vacina você não sai do país. E outra coisa importante é que ela deve ser tomada com 10 dias de antecedência ao seu embarque, porque é o prazo que ela leva para começar a fazer efeito. Então não deixe para última hora!

Onde eu posso tomar a vacina?
Em qualquer posto de saúde. A primeira vez que fomos tentar tomar fomos em um sábado e estava fechado. Descobrimos que aquela unidade não abria aos sábados, mas acho que cada um tem horário diferenciado. Não achei essa informação no site da Prefeitura de Curitiba, então é bom se informar com o posto de saúde da sua cidade.

É preciso que seja a unidade mais próxima da sua casa. Você vai precisar levar CPF, RG e comprovante de residência para fazer um cadastro. É tudo bem rapidinho.

Depois de feito o cadastro, é só esperar pra tomar a vacina, que também não demora e não dói. Eu confesso que tenho muito medo de agulhas e estava adiando o máximo que pude pra ir tomar a vacina. Na hora foi bem rápido e não doeu nada, de verdade. Já a vacina contra Hepatite B que acabei “levando como brinde”, deixou meu braço dolorido por uma semana!

É possível também tomar a vacina em alguns laboratórios particulares. Eu tentei ir no Frischmann Aisengart, porém lá a vacina estava em falta a mais de 4 meses e sem previsão pra chegar!

Como emitir meu Certificado Internacional?
Não basta ir tomar a vacina, para embarcar é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Esse certificado é emitido gratuitamente pela Anvisa. Basta ir até um dos centros de atendimento e apresentar a sua carteirinha de vacinação e RG.

Aqui esta a lista de centros de atendimento da Anvisa.

Aqui em Curitiba existem dois lugares onde o certificado pode ser emitido, porém um deles é um posto privado, onde só pode ser emitido o certificado se você tomou a vacina lá com eles. Se a vacina foi tomada em posto de saúde público, o único lugar em que o certificado pode ser emitido é no centro da Anvisa no aeroporto.

Ainda não sabemos quanto tempo leva e se é possível fazer no dia do embarque, antes do check-in, por isso vamos alguns dias antes por garantia.

Edição em 31/08/2013
Hoje fomos emitir o certificado no aeroporto e foi bem rapidinho, levou no máximo 10 minutos. Precisou só levar a carteirinha de vacinação, RG e CPF. Mesmo assim é bom não deixar pra fazer no dia do embarque, pra evitar imprevistos.

Esse centro de atendimento no aeroporto fica aberto das 8h às 17, de segunda à sexta.

Isenção da vacina
já ouvi histórias de alguns mochileiros que eram alérgicos a vacina e não podiam toma-la. Nesse caso, é emitido o Certificado de Isenção da Vacina. Aqui no próprio site da Anvisa tem todas as orientações sobre como proceder.

A vacina contra febre amarela tem a validade de 10 anos, então agora só em 2023 :)

Compartilhe esse post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

posts relacionados:

Olá! Eu sou a Ka, uma criadora de conteúdo apaixonada por inspirar pessoas a acreditarem nos seus sonhos! Aqui você vai encontrar inspirações e conteúdo sobre as 4 fases essenciais de um sonho:
SONHAR, PLANEJAR, REALIZAR E COMPARTILHAR.

Pegue uma xícara de chá e
sinta-se em casa :)

RECEBA MEU EBOOK GRATUITAMENTE

Ele contém meus 3 exercícios preferidos pra te ajudar a criar a vida dos seus sonhos! São eles, a Roda da Vida, o Ikigai e a Mandala dos Sonhos!

E você ainda vai fazer parte da minha lista VIP para receber dicas de livros, apps, vídeos e conteúdo exclusivo! Não se preocupe, a newsletter é mensal e eu prometo mandar só coisas legais :)